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Objetivos:
o Adquirir conhecimentos e competências ao nível de Psicossociologia do Trabalho e desenvolver as competências pessoais no contexto relacional, com recurso ao desenvolvimento da assertividade e da inteligência emocional.
o Reconhecer a importância da intervenção psicossocial no âmbito de alterações no trabalho e no indivíduo. Identificar a importância da motivação no desempenho profissional.
o Aplicar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e resolução de conflitos interpessoais. Aplicar medidas preventivas que favoreçam o controlo do stress e do erro humano.
o Aplicar os métodos e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais.
Destinatários:
o Profissionais ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Conceitos
o Compreender o âmbito de intervenção da psicossociologia no trabalho
o Descrever possíveis alterações do individuo que permitam fazer face a problemas de caracter psicossocial
o Exploração da variedade de modelos de intervenção
o Preparação de uma intervenção psicossocial
o Identificar os fatores psicossociais que influenciam o mundo do trabalho
o Desenvolver estratégias para avaliar os fatores psicossociais no trabalho
o Comunicação
o Stress Profissional e Erro humano
o Motivação
o Um modelo de comportamento de grupo;
o Socialização;
o Trabalho de equipa;
o Comunicação;
o Liderança;
o Poder e política;
o Conflito e Negociação;
o Stress.
Objetivos:
o Aumentar a sua produtividade fazendo escolhas conscientes e alinhadas com os seus objetivos;
o Manter o focus naquilo que é prioritário;
o Planear e organizar estrategicamente as suas atividades e o seu tempo.
Destinatários:
o Profissionais ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Técnicas individuais de trabalho;
o Planeamento de tarefas;
o Desperdiçadores de tempo;
o Agenda tradicional e eletrónica;
o Delegação eficaz;
o Fatores de Distração.
Objetivos:
o Reconhecer as causas e sintomas de stress e desenvolver estratégias de gestão do mesmo;
o Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress;
o Identificar os tipos e causas dos conflitos;
o Identificar os efeitos funcionais e disfuncionais do conflito, desenvolvendo mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações de conflito;
o Identificar comportamentos conducentes ou de estanque da escalada do conflito, potenciando nos outros comportamentos construtivos.
Destinatários:
o Profissionais ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Causas e sintomas de stress
o Estratégias de gestão do mesmo
o Avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress
o Tipos e causas dos conflitos
o Efeitos funcionais e disfuncionais do conflito
o Escalada do conflito
Objetivos:
o Identificar perfis de Liderança;
o Identificar diferentes teorias da motivação;
o Comunicar e liderar equipas de trabalho;
o Organizar o trabalho de equipa;
o Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes;
o Reconhecer as especificidades do trabalho e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
Destinatários:
o Profissionais ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Tipo de Liderança de Equipa;
o Dimensões e Comportamentos de um líder;
o Exemplos de Líderes;
o Modelos de Liderança.
o Como motivar;
o Profissionalismo no local de trabalho;
o Qualidade no trabalho;
o Padrões de qualidade pessoal;
o Deveres do trabalhador;
o Motivação profissional;
o Técnicas e princípios da motivação.
o Usar a comunicação para motivar;
o Conhecer as especificidades da comunicação;
o Descrever os processos de comunicação;
o Enumerar as barreiras à comunicação;
o Enumerar os diferentes estilos de comunicação.
Objetivos:
o Dotar os formandos de conhecimentos e competências pessoais e sociais que lhes permitam adotar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.
Destinatários:
o Profissionais ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Conceptualização;
o Origem e fonte dos conflitos.
o Tipos de conflitos;
o Causas dos conflitos;
o A importância do conflito nas organizações.
o Os comportamentos no conflito;
o Técnicas de Programação Neurolinguística e Inteligência Emocional na resolução de conflitos.
o Técnicas de assertividades para resolução de conflitos:
o Escuta ativa;
o Rapport;
o Empatia;
Objetivos:
o Reforçar as competências comportamentais que promovem a excelência no serviço ao cliente.
o Conhecer e aplicar as técnicas de atendimento adequadas a cada cliente e a cada situação.
o Desenvolver competências comunicacionais que otimizam o desempenho comercial.
o Aplicar técnicas de gestão do stress e autorregulação emocional.
Destinatários:
o Profissionais ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Fatores comportamentais no vendedor e no cliente, perfil comercial, auto perceção e contribuição para os resultados organizacionais. Identificação de áreas de melhoria.
o Conhecer os perfis comportamentais para ampliar a consciência social.
o Gestão do foco: fatores de motivação, resultados e produtividade.
o Ferramentas:
o Objetivos SMART;
o Grelha de metas;
o Plano de ação;
o Perguntas poderosas;
o Os 4 R´s da performance.
o Ferramentas e estratégias de autorregulação emocional: atenção seletiva, reenquadrar crenças limitadoras e distorções cognitivas, locus de controlo.
o Estilos de comunicação e comportamento comunicacional.
o Comunicação verbal e não verbal (tonalidade, microexpressões faciais e posturas corporais).
o Escuta ativa, rapport, empatia e subjetividade: saber escutar, saber questionar, feedback e feedforward, sistemas de representação e posições percetivas.
o Felidade no trabalho: efeitos da automotivação e autorregulação para um dia-a-dia produtivo e eficiente.
o Enumerar os diferentes estilos de comunicação.
Objetivos:
o Aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento de público em diferentes contextos.
Destinatários:
o Todas as pessoas que pretendam adquirir mais conhecimentos ou melhorar as suas competências na área do atendimento.
Conteúdo:
o Etapas do atendimento
o Acolhimento
o Diferentes tipos de contextos
o Diferentes tipos de públicos
o Características essenciais do atendedor
o Aspetos comunicacionais verbais e não verbais
o Escuta ativa
o Alinhamento com o contexto organizacional
o Resolução / Encaminhamento da situação
o Despedida
o Regras do atendimento presencial e telefónico
o Códigos de comunicação verbal e /ou não verbal nos diferentes contextos de atendimento
o Facilitadores de comunicação