16 Courses
Objetivos:
Destinatários:
Conteúdo:
§ Objetivos:
o Verificar o estado da máquina e seus componentes no início de trabalhos;
o Executar a manutenção básica;
o Desenvolver as manobras e executar os trabalhos atribuídos à máquina;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
§ Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de retroescavadora. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
§ Conteúdo:
o Caracterização do equipamento;
o Inspeção visual;
o Verificação de níveis;
o Lubrificação dos braços;
o Pressão e estado dos pneus;
o Dispositivos de segurança do/a operador;
o Verificação da área de operações;
o Colocação do motor em marcha e execução de manobras experimentais;
o Alinhamento e estabilização da máquina para escavação;
o Escavação de valas e poços;
o Formação de depósito provisório de terras;
o Empurramento e nivelamento de terras;
o Transporte de terras com balde frontal;
o Carga de camião;
o Tapamento de vala e regularização do terreno;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
§ Objetivos:
o Identificar os tipos de plataformas elevatórias e suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica do equipamento;
o Estabilizar a plataforma elevatória;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar operações de movimentação, manobra e operação de plataformas, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
§ Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de plataformas elevatórias. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
§ Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Funcionamento;
o Inspeção visual;
o Verificação de níveis;
o Lubrificação;
o Pressão e estado dos pneus;
o Comandos na base e no berço;
o Impedimentos na área de alcance da plataforma elevatória;
o Cargas a movimentar, características e pesos aproximados - Carga, descarga e amarração de cargas;
o Definição de centro de gravidade, sua aplicação nas lingagens;
o Procedimentos e regras de segurança na movimentação manual e mecânica de cargas;
o Elevação, orientação e descida de berço;
o Aproximação de cargas, pessoas e materiais;
o Normas de manobra e operação;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
§ Objetivos:
o Identificar o tipo de empilhador telescópico e as suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica de empilhadores telescópicos;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar operações de movimentação, manobra e operação de empilhadores telescópicos, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
§ Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da operação de empilhadores telescópicos. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
§ Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Funcionamento;
o Inspeção visual;
o Verificação de níveis;
o Lubrificação;
o Pressão e estado dos pneus;
o Quadro de elevação;
o Impedimentos na área de alcance do empilhador.
o Cargas a movimentar, características e pesos aproximados - Carga, descarga e amarração de cargas;
o Definição de centro de gravidade e a sua aplicação nas lingagens;
o Normas de operação e deslocação;
o Elevação, orientação e descida de berço;
o Aproximação de cargas, pessoas e materiais;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Identificar os tipos de gruas sobre camião e suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica de gruas sobre camião;
o Estabilizar o camião-grua;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar as operações de movimentação, manobra e operação de grua hidráulica montada sobre camião de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
§ Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de camião-grua. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Funcionamento;
o Inspeção visual;
o Lubrificação;
o Gancho;
o Impedimentos na área de alcance da grua hidráulica
o Cargas a movimentar, características e pesos aproximados - Carga, descarga e amarração de cargas;
o Estabilização e nivelamento do chassis portante;
o Elevação e descida da carga;
o Elevação e descida da lança;
o Extensão e recolha da lança;
o Rotação para a direita e para a esquerda;
o Aproximação da carga ao local de descarga;
o Estabilização do balanço da carga (troca e ajustes dos contrapesos e elementos estabilizadores adicionais).
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Identificar os tipos de empilhadores e suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica de empilhadores;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar operações de movimentação, manobra e operação de empilhadores, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de empilhadores. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Funcionamento;
o Inspeção visual;
o Lubrificação;
o Pressão e estado dos pneus;
o Quadro de elevação;
o Impedimentos na área de alcance do empilhador;
o Cargas a movimentar, características e pesos aproximados - Carga, descarga e amarração de cargas;
o Definição de centro de gravidade, sua aplicação nas lingagens.
o Normas de operação e deslocação;
o Elevação e descida;
o Aproximação da carga ao local de descarga;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
§ Objetivos:
o Verificar as funções da giratória e da mini-giratória;
o Executar a manutenção básica da máquina;
o Efetuar deslocamentos e posicionar a máquina;
o Estabilizar a máquina para escavação;
o Desenvolver manobras de rotação, escavação e despejo do balde;
o Preparar o piso para carga de camião;
o Elaborar o relatório do trabalho efetuado com indicação das anomalias detetadas.
§ Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de giratória e mini-giratória. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
§ Conteúdo:
o Caracterização do equipamento;
o Inspeção visual;
o Verificação dos níveis de óleos do motor;
o Reposição de acessórios e peças danificadas ou com desgaste excessivo;
o Dispositivos de segurança do/a operador;
o Manobras experimentais de deslocamentos e de movimentação da lança e do balde;
o Deslocamentos e rotação, posicionamento e estabilização da máquina para escavação;
o Disposição de terras para carga em zonas de empréstimo;
o Escavação de vala e terras em geral;
o Deslocação com carga no balde;
o Movimentação de terras e materiais;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Identificar os tipos de pontes rolantes, acessórios e suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica do equipamento;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar operações de movimentação, manobra e operação de pontes rolantes, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Estabilizar o balanço da carga devido à translação;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
§ Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de pontes rolantes. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Acessórios;
o Impedimentos;
o Funcionamento;
o Guincho de elevação dos cabos de aço, das roldanas, do gancho e demais acessórios;
o Sistema de translação da ponte rolante;
o Sistema de elevação;
o Impedimentos na área de cobertura da ponte rolante;
o Cargas a movimentar, características e pesos aproximados - Carga, descarga e amarração de cargas;
o Normas de segurança na movimentação mecânica de cargas;
o Elevação e descida de cargas;
o Estabilização do balanço da carga;
o Aproximação da carga ao local de descarga;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Identificar os tipos de gruas e suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica do equipamento;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar operações de movimentação, manobra e operação de gruas, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Estabilizar o balanço da carga devido à rotação do equipamento e translação do carrinho;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de grua. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Funcionamento.
o Inspeção visual;
o Lubrificação;
o Guincho de elevação dos cabos de aço, das roldanas e do gancho;
o Sistema do carrinho da grua;
o Sistema de rotação da grua;
o Sistema de translação da grua;
o Impedimentos na área de alcance da grua;
o Cargas a movimentar, características e pesos aproximados - Carga, descarga e amarração de cargas;
o Normas de deslocação e operação;
o Estabilização do balanço da carga;
o Elevação e descida da carga;
o Carrinho à frente e atrás;
o Rotação da carga, para a direita e para a esquerda;
o Aproximação da carga ao local de descarga
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Identificar e caracterizar o camião-betoneira e autobomba;
o Processo de carga e descarga de camiões;
o Processo de colocação do betão no seu local de destino mediante o auxílio de uma bomba;
o Executar as operações de bombagem de betão do camião-betoneira e autobomba, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de camião-betoneira e autobomba. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Funcionamento.
o Equipamentos de proteção individual e coletiva;
o Perigos e riscos;
o Medidas de prevenção;
o Inspeção visual;
o Lubrificação;
o Impedimentos na área de intervenção;
o Emissões atmosféricas, derrames de produtos, incêndios e produção de resíduos;
o Processo de carga;
o Processo de descarga;
o Bombagem do betão: planeamento, bombagem e limpeza;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Identificar o compactador de aterro e suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica do equipamento;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar operações de movimentação, manobra e operação do compactador de aterro, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação de Compactador de Aterro. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Caracterização;
o Funcionamento;
o Inspeção visual;
o Verificação de níveis;
o Lubrificação;
o Pressão e estado dos pneus;
o Comandos;
o Cargas a movimentar, decalcar, características e pesos aproximados - compactação cargas;
o Procedimentos e regras de segurança na compactação de cargas;
o Elevação, orientação e descida da carga;
o Aproximação de cargas, pessoas e materiais;
o Normas de manobra e operação;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Identificar o dumper e suas funcionalidades;
o Executar a manutenção básica do equipamento;
o Estabilizar o dumper;
o Consultar e interpretar o diagrama de cargas;
o Executar operações de movimentação, manobra e operação do dumper, de acordo com as regras e normas estabelecidas;
o Elaborar o relatório do trabalho realizado e das anomalias detetadas.
Destinatários:
o Profissionais cujo exercício de funções dependa ou venha a depender da manobra e operação do dumper. Ou outros indivíduos que tenham interesse nesta área de formação.
Conteúdo:
o Tipologia e capacidades;
o Funcionamento;
o Inspeção visual;
o Verificação de níveis;
o Lubrificação;
o Pressão e estado dos pneus;
o Comandos;
o Cargas a movimentar, decalcar, características e pesos aproximados - compactação cargas;
o Procedimentos e regras de segurança na movimentação manual e mecânica de cargas;
o Elevação, orientação e descida da carga;
o Aproximação de cargas, pessoas e materiais;
o Normas de manobra e operação;
o Relatório do trabalho realizado com indicação das anomalias detetadas.
Objetivos:
o Elaborar desenhos do projeto de arquitetura com recurso à utilização de comandos de desenho a 2 dimensões.
Conteúdo:
o Elaboração de esboços para trabalhar em CAD
o Fichas informativas sobre representação convencional de vários complementos de arquitetura para trabalhar em CAD
o Plantas, cortes e alçados
o Sistema de cotagem dos projetos
o Templates úteis ao desenho
o Ampliação de detalhes
Construção Civil e Engenharia Civil
Objetivos:
o Elaborar os desenhos de alterações a um projeto de arquitetura com recurso ao desenho assistido por computador - CAD.
Conteúdo:
o Cores convencionais
o Alterações em obra
o Aditamentos
o Telas finais
o Caderno de encargos
Objetivos Gerais
Competências a Adquirir
No final da formação os formandos deverão adquirir conhecimentos específicos que lhes permitam adequadamente e em segurança, assumir as funções e responsabilidades atribuídas ao encarregado de obra/chefe de equipa.
Metodologias de Formação
No decorrer do processo formativo, os métodos a aplicar, enquadrados com a pedagogia cooperativa, pretendem facilitar a apropriação em situação de aprendizagem, valorizando as competências, experiências e percursos, numa lógica de mutualização dos saberes e numa dinâmica de adaptabilidade ao perfil dos/as participantes. Será privilegiado o método ativo, em alternância com os métodos expositivos, interrogativo e demonstrativo, através da partilha de conhecimentos e experiências, a sensibilização para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto profissional e a aplicação prática das matérias tratadas/abordadas através de trabalhos individuais ou em grupo, estudos de caso, vídeos temáticos, questionários, debates e fichas de avaliação.